top of page

Proposta Pedagógica Sociointeracionista da Nova escola Sorocaba: origem, práticas e significado.

  • Foto do escritor: Nova escola
    Nova escola
  • 22 de nov.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 6 dias

Proposta Pedagógica Nova escola

A proposta sóciointeracionista parte de uma ideia simples e poderosa: ninguém aprende sozinho. O conhecimento se constrói quando o aluno interage com outras pessoas, com o ambiente e com diferentes formas de linguagem.


Origem da abordageme da Proposta Pedagógica Sociointeracionista da Nova escola Sorocaba

A base do sóciointeracionismo vem principalmente das ideias do psicólogo e educador Lev Vygotsky, que viveu no início do século XX. Ele percebeu que:

  • as crianças não aprendem apenas observando, mas conversando, perguntando, experimentando e convivendo;

  • o aprendizado acontece primeiro de forma social, nas trocas com colegas e professores, e depois se torna algo interno, que o aluno domina sozinho;

  • cada estudante aprende melhor quando recebe apoio adequado, algo que ele chamou de zona de desenvolvimento proximal — o espaço entre o que o aluno já consegue fazer sozinho e o que ele ainda precisa de ajuda.

Essas ideias transformaram a forma de pensar a sala de aula e continuam atuais até hoje.


O que significa trabalhar com o sóciointeracionismo

Assumir essa proposta é entender que a escola não ensina apenas conteúdos, mas também formas de pensar, dialogar, colaborar e resolver problemas. Para isso, o professor deixa de ser “o dono do saber” e se torna um mediador, alguém que guia o processo de aprendizagem por meio de desafios, perguntas e diálogos.


Como isso aparece na prática

Na sala de aula, o sóciointeracionismo se revela em ações muito concretas:

1. Aprendizagem pela interação

Alunos trabalhando em duplas, trios ou grupos, debatendo ideias, confrontando hipóteses e construindo soluções juntos.

2. Professor como mediador

O educador acompanha de perto o raciocínio dos alunos, fazendo perguntas, propondo situações-problema e oferecendo apoio quando necessário.

3. Valorização da linguagem

Leitura, escrita, fala e escuta são usadas o tempo todo como ferramentas de pensamento: conversas, apresentações, debates, registros e produções diversas.

4. Situações reais e significativas

Projetos, experimentos, estudos do meio, investigações e desafios que conectam o conteúdo ao cotidiano do estudante.

5. Construção coletiva do conhecimento

A sala de aula vira um espaço de trocas em que todos participam, opinam, justificam e aprendem com o outro.


Em resumo

A Proposta Pedagógica Sociointeracionista da Nova escola Sorocaba coloca o aluno no centro, mas não de forma isolada. Ele aprende com o outro, através do outro e para viver com o outro. É uma educação que valoriza a autonomia, a colaboração, o respeito às diferenças e o desenvolvimento integral — intelectual, social e emocional.


saiba mais em nosso site: www.novaescolasorocaba.com.br


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

CONTATO

UNIDADE BERÇÁRIO
R. Dep. Ranieri Mazilli, 210 - Campolim
CEP 18046-682 | Sorocaba/SP
_____

UNIDADE ED. INFANTIL
R. Tocantins, 659 - Vila Jardini 
CEP 18044-150 | Sorocaba/SP​
_____

UNIDADE EFAI - 1o ao 5o ano
R. Tocantins, 685 - Vila Jardini
CEP 18044-150 | Sorocaba/SP​
_____

UNIDADE EFAF - 6o ao 9o ano
R. ICARAÍ 209 - Vila Jardini 
CEP 18044-275 | Sorocaba/SP​
 
TELEFONE: (15) 3202-2095

Obrigado pelo envio!

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
Nova Escola 2023 | Todos os direitos reservados 
bottom of page